Mostrar mensagens com a etiqueta cozinha. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta cozinha. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 2 de junho de 2016

E o bolo?

Lá por casa os bolos de aniversário, há alguns anos, são feitos por mim.
E apesar de todas as experiências, a receita vencedora é sempre o meu bolo de massa pão-de-ló com recheio e cobertura de creme de queijo mascarpone e natas e frutas. Vou variando a decoração.
A ideia para o bolo da Baby C. já andava a marinar há algum tempo. Tinha de ser rosa. E queria umas bandeirolas, que foram acompanhadas por uns coelinhos amorosos. Rematei com uma tentativa de suspiros feitos em casa também.
Mantendo a tradição que segue comigo e com a C. de oferecer uma rosa por cada ano de vida, a Avó M. deu também à Baby C. um raminho com uma rosa.


Para a festa houve também bolo de chocolate com recheio e cobertura de natas de chocolate, bolo de frutos vermelhos com cobertura de chantilly* e topping de morango e ainda pavlova com chantilly* e frutos vermelhos.
*(sem açúcar e aromatizado com baunilha)

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Voltei à boleia do Bolo Tractor

Depois do abandono prolongado, estou de volta e vim à boleia do bolo tractor. Já foi há quase um ano que este bolo saiu literalmente do papel onde fiz o rabisco para a mesa de aniversário do pequeno J., cujo tema de aniversário foi a Quinta (também fiz os convites e lembranças mas isso fica para depois).

 

Com este post procuro agora inspiração para o próximo bolo: um Castelo para a nossa princesa. O rascunho também já está feito.
Mas voltando ao tractor...o bolo nasceu da ideia maluca de construir um tractor, sem recorrer àquelas pastas de modelar que eu pessoalmente não gosto.
Aqui dá para perceber a estrutura base do bolo que foi feito com recurso a dois bolos rectangulares.
  
 


terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Do meu forno

Têm saído vários bolos cuja fotos vão ficando esquecidas...

O bolo tractor para a festa com tema da quinta cujos convites também fiz e que vai merecer um post:

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Banalidades do meu dia #3

Ontem passámos a tarde na cozinha. As duas. O pai estava a trabalhar e eu tinha-a desafiado para fazermos um bolo. Lá fora o mau tempo americanizado com nome de tempestade já dava sinais de ter chegado.
Ela quis fazer primeiro uma gelatina (que gosta só de "comer" enquanto ainda está líquida, depois a mãe  o pai que a comam). Fizemos gelatina de ananás (sem açúcar, já que a tenho de comer pelo menos evito calorias a mais).
Depois fizemos o bolo, ou melhor, eu fiz, ela foi brincando e depois ajudou a misturar os confetis de chocolate negro e branco.
Enquanto o bolo estava no forno eu andei entretida com a roupa que tirei da máquina de secar, com a que tirei da máquina de lavar e coloquei na de secar e entretanto secou e ela esteve sempre por lá, ora a comer, ora a brincar.
Ainda tivemos tempo para fazer massa de moldar caseira (ou seja, mistura de farinha e água) que a que trouxe da escola já estava fora de prazo "e quando a massa se estraga temos de pôr no lixo não é mãe", explicava depois ela ao pai que chegou entretanto, estava ela já a pedir para sair do banho porque a água que enchia a banheira já estava gelada fria.
Foi uma tarde de domingo como eu gosto: caseira, sem presas e onde se consegue fazer muita coisa.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Do meu forno

saiu mais um bolo de aniversário.

Gosto de chamar a este pormenor "Arte com Chocolate"

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Aniversário | 31 | Bolos caseiros, feitos com carinho

Muito tempo se passou desde que aqui escrevi. O trabalho e a vida meteram-se pelo meio e o blog foi ficando para trás.
Desde o último post fiquei também mais velha.


Diz que são 31 anos, logo a tradição cumpriu-se e os mais pais deram-me o ramo das 31 rosas.
Mais uma vez, a festa foi homemade, com o jantar a ser confeccionado pela minha mãe (com sogrinha a ajudar) e os bolos feitos por mim. Muito trabalho, mas que para mim compensa e muito.
Para o bolo de aniversário pediu uma sugestão à querida Clara de Sousa, que me sugeriu Bolo de Laranja, com recheio de Curd de Laranja e Cobertura de Mascarpone (receita nos comentários).
 

Depois fiz também um Cheesecake de 3 Chocolates, também com receita da Clara de Sousa.

Uma Tarte Fresca de Frutas, com a receita também pela autora d'«A Minha Cozinha».
Bolo de Amêndoa com cobertura de Mascarpone e Framboesas.

E a, já clássica, Pavlova de Frutos Silvestres, novamente, da Clara de Sousa.

Cada vez gosto mais de estar na cozinha e preparar estas iguarias.



segunda-feira, 27 de maio de 2013

Cakes & Crafts

Em fim-de-semana de aniversário a dobrar, deixo-vos as minhas obras...
Para prenda a uma prima, construí uma espécie de móbile com as letras do nome para enfeitar o quarto.
Para a mesma bebé fiz um bolo borboleta.
E para a minha sogra que também apagou as velas um bolinho simples por fora...
Mas com detalhe especial por dentro:
Em xadrez, numa experiência que vou aperfeiçoar porque fez sucesso.
Mas detalhes e passo a passo em posts futuros...

domingo, 19 de maio de 2013

Bolo de chocolate a 4 mãos

Com o mote do World Baking Day*, elegemos um sempre actual bolo de chocolate, com receita infalível da Joana Roque.
O bolo foi feito ontem (mas isso não interessa nada) e para sobremesa tivemos uma fatia deste bolo de chocolate, com uma bola de gelado de nata, acompanhado por uma calda de frutos vermelhos que improvisei.
M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O

 Este ficou ainda com um "coração" que parece mousse de chocolate...

Quem não gosta de rapar os restos do bolo???
*por pura preguiça não escolhi nenhuma das receitas apresentadas neste site, mas antes esta que queria aperfeiçoar.

terça-feira, 30 de abril de 2013

Carlota na Cozinha*

Já há algum tempo que a Carlota gosta de passar tempo na cozinha e ajudar com a comida.
No domingo ajudou a preparar a salada. Além de lavar, aprendeu também a cortar a alface.

Diz que é a cozinheira e nem lhe falta o avental.

*rubrica ao melhor estilo da colecção dos livros da Anita.

domingo, 21 de abril de 2013

Detalhes {7}

Não se perdoa esta ausência, mas o trabalho justifica (quase) tudo. Agora tenho de compensar tudo o que foi ficando para trás.
Começamos pela Páscoa em detalhes.
Para os padrinhos voltei a apostar no artesanal e saído da minha imaginação e mãos.
De uma caixa de cartão de supermercado nasceu uma cesta que foi recheada com docinhos e enfeitada com flores cheirosas.

 O resultado final:

Nos doces estreie-me no pão-de-ló tipo Ovar e foi um sucesso. de tal forma que quando me lembrei de fotografar já só havia restos...

E fiz um ninho que, modéstia à parte ficou bem giro.
 
Farófias.


quinta-feira, 21 de março de 2013

Experiências doces

Sugeria-me uma amiga que criasse um rubrica semanal com as minhas experiências culinárias e respectivas receitas...pareceu-me uma boa ideia.
Então este fim-de-semana (já a pensar na ementa da Páscoa), aventurei-me numa receita de Farófias no Forno. Confesso que nunca tinha provado sequer, portanto não sabia bem qual seria o resultado final, mas doces com ovos eu gosto de certeza e pareceu-me uma boa forma de usar os (muitos) ovos que tenho por casa.
E aqui está (o que sobrou de quando me lembrei de tirar foto, ainda por cima desfocada). A repetir!
 
Receita? (apresenta uma ligeiramente diferente da que fiz, porque acho que estas alterações que pesquisei dão um resultado melhor)

Farófias no Forno


6 ovos
8 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de farinha Maizena
3 dl de leite
canela em pó para polvilhar

Bate-se as claras em castelo e junta-se-lhes 5 colheres de açúcar (a receita original diz 6), batendo sempre até ficarem firmes e brilhantes.
Num recipiente que possa ir ao forno, dispõe-se as claras em colheradas de maneira a que fiquem pequenos montes e leva-se ao forno
(pré-aquecido a 180ºC) durante cerca de 10 minutos (até ficarem com douradas por cima). Reserva-se.
Num tacho, mistura-se o restante açúcar com a farinha Maizena.
Junta-se as gemas e mistura-se bem.
Junta-se o leite, em fio, e envolve-se bem.
Leva-se a lume brando, mexendo sempre para não pegar, até engrossar um pouco. Pode juntar a este preparado 1 casca de limão para dar sabor e assim que começar a engrossar o creme está pronto.

Retira-se de imediato do lume e rega-se o preparado das claras.
Polvilhar com canela (opcional). Servir fresco.
 

quarta-feira, 13 de março de 2013

Máquina de café - 2nd round

E depois da Nespresso, agora foi a Delta Q que decidiu ter um piripaque.
Confesso que com o vale de 10€ que o Pingo Doce me deu estou seriamente a pensar em passar para o low cost dos cafés. Alguém tem?

terça-feira, 12 de março de 2013

Para adoçar a vista

Para combater as dores de cabeça e o coração na piolha que ficou em casa de molho, recordo os doces do fim-de-semana.
Bolo Formiguinha de Canela e Erva Doce (receita do blog Acção na Cozinha). Delicioso. E o cheirinho que fica no ar??? Vale mesmo a pena.


Doce de ovos, para aproveitar as gemas que sobraram da Pavlova que voltei a repetir (falhou a foto da mesma, mas estava muito boa). E o doce de ovos (muito parecido com ovos moles) então, que pecado...ainda usei para rechear uns mini-croissants que desapareceram em menos de nada. E resistir à tentação de o comer à colher???
Receita (mais simples impossível): 150g de açúcar (pessoalmente acho que se pode cortar na quantidade); 150ml de água; 6 gemas; Casca de limão. Levar ao lume a água com o açúcar e a casca de limão até fazer calda. Deixar arrefecer um pouco. Bater as gemas. Começar por juntar um pouco da calda arrefecida às gemas para temperar e depois juntar as gemas à calda a pouco e pouco. Voltar a levar ao lume baixo só para engrossar um pouco.
Apesar de fabuloso, na próxima vou reduzir o açúcar e não deixar a calda tão espessa para ficar o doce mais "leve". Mas definitivamente um doce a repetir.

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Mais um bolo de aniversário

Hoje fiz mais um bolo de aniversário. Este é prenda para o meu afilhado.
E como em equipa que ganha não se mexe: camada de bolo de pão-de-ló e camada de bolo de chocolate, com recheio de doce de ovos e cobertura de leite condensado cozido.
Para enfeitar chocolate a toda a volta e pintarolas no topo.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Calma e canela

A casa está tranquila, a C. dorme no sofá e cheira a bolachas de canela.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Bolo de tangerinas da nossa 'quinta'

Com muitas tangerinas da nossa 'quinta', quando vi a receita de um bolo que usava o sumos destas pequenas delícias soube que tinha de experimentar.
Ficou bonito, mas acho que ficou com demasiado sabor a manteiga. Nada que não se deva resolver com um pequeno ajuste à receita, que partilho quando acertar no sabor que mais me agrade, porque tangerinas ainda temos muitas à espera que o bom tempo seque as terras da nossa 'quinta' para a C. as poder ir apanhar.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Curd de Limão

Ontem dediquei um pouco de tempo à cozinha e saiu: Curd de Limão.
Receita daqui.
 Aqui ainda a acabar de sair do lume, ainda um pouco líquido.
Aqui sem filtro de cor, já depois de uma noite de frigorífico, já com consistência de creme.
Muito simples, demora é um pouco a engrossar. Agora só falta experimentar como recheio de bolo de aniversário.
Tem imensas aplicações, como a própria Joana Roque enumera, mas também se come bem à colher ;)