terça-feira, 12 de março de 2013

Para adoçar a vista

Para combater as dores de cabeça e o coração na piolha que ficou em casa de molho, recordo os doces do fim-de-semana.
Bolo Formiguinha de Canela e Erva Doce (receita do blog Acção na Cozinha). Delicioso. E o cheirinho que fica no ar??? Vale mesmo a pena.


Doce de ovos, para aproveitar as gemas que sobraram da Pavlova que voltei a repetir (falhou a foto da mesma, mas estava muito boa). E o doce de ovos (muito parecido com ovos moles) então, que pecado...ainda usei para rechear uns mini-croissants que desapareceram em menos de nada. E resistir à tentação de o comer à colher???
Receita (mais simples impossível): 150g de açúcar (pessoalmente acho que se pode cortar na quantidade); 150ml de água; 6 gemas; Casca de limão. Levar ao lume a água com o açúcar e a casca de limão até fazer calda. Deixar arrefecer um pouco. Bater as gemas. Começar por juntar um pouco da calda arrefecida às gemas para temperar e depois juntar as gemas à calda a pouco e pouco. Voltar a levar ao lume baixo só para engrossar um pouco.
Apesar de fabuloso, na próxima vou reduzir o açúcar e não deixar a calda tão espessa para ficar o doce mais "leve". Mas definitivamente um doce a repetir.

1 comentário:

  1. Que bom que gostaram. Ter um blog é isto mesmo, é a partilha e depois a alegria de saber que as pessoas experimentam as nossas receitas e gostam.
    Ficou com um aspecto magnifico.
    Beijinhos

    ResponderEliminar