quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Confissões de uma mãe em crescimento

Antes de ter filhos, pensava que os bebés pequeninos davam muito trabalho e que tinha pouco jeito para crianças pequenas.
Depois fui mãe e com o crescimento das minhas bebés fui constatando que os bebés pequeninos sim dão trabalho, mas todo o processo se torna mais difícil com o crescimento.


Agora que tenho em casa uma bebé (que cresce demasiado rápido) e uma menina quase quase em idade de entrar na pré-adolescência, apercebo-me que tenho mais "jeito" para ser mãe de bebés e crianças pequenas.
Com a C. em idade escolar os desafios são diários e vou-me estreando em pequenos "dramas" que muitas vezes me fazem viajar à minha própria infância, mas que me desafiam e (às vezes assustam) enquanto mãe.
Sei que isto é um o processo natural da vida e que me espera uma vida de desafios. E ainda bem que assim é. É sinal que as minhas filhas estão a crescer e a evoluir e cabe-me a mim - e ao pai - saber crescer com elas enquanto mãe, aprendendo a lidar com os receios, medos e fantasmas.
Para quem está aí desse lado, estou sozinha nestes sentimentos maternais que às vezes me gelam à noite?

2 comentários:

  1. Igual... igual...
    Hoje a Ca pediu para sair da escola depois de almoço para ir para um jardim lá perto com mais três amigas... uma mãe liga a outra mãe e chega-se à conclusão que não vai poder ser. Custa um bocadinho, mas terão que arranjar outro programa que não implique ficar à mercê de abordagens estranhas, aos 12 anos.
    Depois de ela estar ao telefone com as amigas perguntei "não tens que ligar também à...". "Não. Falámos todas por videoconferência."
    (Mal sei como isso se faz...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai...a minha C. já vai nos 8 anos...não tarda nada está a combinar essas saídas com as amigas!
      E sim, nas tecnologias elas ultrapassam-nos à velocidade da luz :)

      Eliminar